Lançamento do Livro:
Sombras da Revolta
Quando?
Dia 22 de agosto de 2010
Horário?
16h
Onde?
Av. Olavo Fontoura, 1.209 Santana – São Paulo/SP Pavilhão de Exposições do Anhembi. Stander L47 – Editora LivroPronto.
Como romancista, busco divulgar a cultura em suas múltiplas manifestações ao longo da história brasileira.
O livro Sombras da Revolta resgata o movimento da Balaiada ocorrido no período regencial, abrangendo os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, no período de 1838 a meados de 1841.
A Balaiada foi uma luta de classes muito importante, que se alastrou no norte do Brasil, envolvendo pessoas de todas as categorias sociais, raças e ideologias, inclusive os partidos políticos da época: Cabanos e Bentevis.
Uma revolta que teve como pilar de sustentação a insatisfação dos excluídos como: escravos aquilombados, sertanejos sem moradia e emprego, índios que perderam suas terras, vaqueiros e foragidos da polícia.
A Balaiada foi um movimento ímpar, devido suas peculiaridades, como a heterogeneidade de interesses, responsáveis pela fragilidade ideológica do mesmo. Trata-se de um movimento subversivo que teve seu início no ano de 1838 irrompido em uma pequena vila maranhense: Vila da Manga, hoje Nina Rodrigues, e se alastrou por toda a província, ameaçando regiões vizinhas, abalando a ordem pública até meados de 1841. A balaiada contribuiu para a formação dos primeiros cangaceiros do sertão: Grupos de bandidos que agiam desde o século XVIII, espalhando o terror entre a população sertaneja a fim de impor a lei dos latifundiários e garantir a disciplina e a manutenção da propriedade.
O Livro Sombras da Revolta sai do tradicional enfoque técnico e sistêmico que o assunto foi tratado até então, para uma nova e pioneira abordagem sobre o tema. O leitor terá a oportunidade de conhecer o cenário político e social que norteou o movimento da Balaiada, em uma leitura prazerosa. Um drama que envolve emoção e sensibilidade; uma história de violência, disputa pelo poder, amor e sedução aliados a fatos que marcaram uma época divisora de águas na historicidade brasileira.
A escolha do título “Sombras da Revolta” é uma homenagem a todas as pessoas da época, que mesmo não tendo participado diretamente da rebelião, tiveram suas vidas transformadas em função das ações do movimento.
Custódia Wolney.