Como contadora de histórias, trabalho os livros de minha autoria, despertando no leitor o interesse pelo romance. Histórias de amor, recheadas de contextos reais, onde o lúdico e o fato histórico se encontram.
Temos incorporado em nosso ser, uma grande necessidade de fantasia e ficção, ingredientes que nos movem, nos motivam e nos conquistam. Aliado ao frenesi do romance, a historicidade e diversidade cultural brasileira são trabalhadas de uma forma tão sutil que o leitor, neste momento de descontração e lazer, absorve uma temática, que muitas vezes, não teria a iniciativa de buscar nos livros didáticos ou apenas conteúdistas.
Histórias que conto baseadas nos romances que escrevo:
- O preço de um sonho:
Construção de Brasília: Vidas e amores que se ergueram junto aos concretos monumentais;
- Kalunga:
Representando a personagem principal do livro: Bernadete, onde a saga dos quilombos é resgatada;
- Sombras da Revolta:
Disputa pelo poder, amor e sedução nas rebeliões do século XIX;
Sábado Cultural de Cavalcante-GO:
Neste Momento, na Praça Diogo Teles, a comunidade Quilombola da Chapada dos Veadeiros, foi perstigiada. Um resgate da História brasileira, com música, teatro, artesanato, contação de histórias e imagens de uma tradição secular, além de comidas e muito entrosamento.
Eu, Custódia Wolney, participei contando a a história de vida da personagem principal do livro Kalunga: Bernadete. Os presentes interagiram comigo, respondendo perguntas, participando do sorteio e ganhando livros.
Grupo Teatral Kalunga MATEC, encenando a peça “Vida de Escravo”.
Excelente trabalho! parabéns a estes jovens quilombolas que fazem um resgate vivo de seus antepassados.
Excelente trabalho! parabéns a estes jovens quilombolas que fazem um resgate vivo de seus antepassados.
O Grupo A.Sol prestigiou o evento com a Catira, enriquecendo o momento cultural.
Parabéns aos Coordenadores do Sábado Cultural, em especial ao Marcelo, por sua dedicação e entusiasmo.
Sarau da Diversidade, dia 20.04.2012, na Escola da Natureza: Parque da Cidade – Brasília-DF
Foi um momento marcado pela exaltação da diversidade cultural brasileira. Estiveram presentes o Professor de Música da Escola de Música de Brasília, Marcelo Ramos, que nos presenteou com a riqueza da nossa MPB. Toda música que ele cantava, informava aos presentes o que inspirou o autor a compor a música. Com certeza os presentes começaram a ter uma outra visão da Musica Popular Brasileira, uma vez que tiveram acesso aos sentimentos que as construíram. Parabéns Marcelo!
Eu, Custódia Wolney, representei a personagem Bernadete do meu romance Kalunga.
De uma maneira romanceada, abordei a cultura quilombola e indígena e todas dificuldades que estas minorias encontraram apra marcar seu espaço como cidadãos brasileiros.
A Cia. Mambembricantes, de Brasília, coordenada por Chico Nogueira, fez um excelente espetáculo cênico-musical, fundamentado na tradição da brincadeira popular de rua, configurando a música brasileira.
Parabéns à Escola da Natureza, em especial a Janice, como também a todos coordenadores, que nos proporcionaram um momento cultural tão rico e prazeroso.
Custódia Wolney.
21 de abril de 2012