O 10 Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros reuniu uma grande riqueza cultural que deve ser resgatada e preservada. As tradições populares são registradas por meio de danças e músicas, passadas de pai para filho, seguindo de geração em geração. São Jorge, um pequeno vilarejo do estado de Goiás, foi escolhido como palco destas manifestações culturais. Muitas delas acompanham o Brasil desde a época do seu descobrimento.
Tive a satisfação de presenciar a beleza da dança de São Gonçalo dos moradores do distrito de Cana Brava, do estado do Tocantins. A dança é realizada em louvor a São Gonçalo, como pagamento de promessa. Geralmente pedidos de restabelecimento de saúde ou ainda para a moça encontrar um bom marido.
Uma linda demonstração de fé onde mulheres dançam segurando um arco de bambu com flores, que carrega uma candeia de cera acesa.
O grupo nos presenteou ainda com a dança da Sussa que também é uma forma de agradecimento ao santo por uma graça recebida.
Presenciei também o gingado e o ritmo contagiante do grupo Acarbo – Associação de Capoeira Arte e Recreação Berimbau de Ouro (Acarbo), de Santo Amaro, no estado da Bahia. O maculelê, assim como a capoeira é uma luta disfarçada de dança. Na dança tradicional os componentes utilizam facas e facões, porém, no espetáculo, para tranqüilizar o público foi utilizada a biriba – pequenos pedaços de madeira.
Outro espetáculo encantador do grupo foi o Lidro do Amor, onde mulheres com saias largas, compridas e floridas, uma delas levando o estandarte, contagiaram o público com suas danças. O grupo Acarbo fez um resgate da cultura baiana, onde as danças são uma homenagem a São Cosme e São Damião.
O grupo Catireiros de Natividade, Tocantins, nos proporcionou um “banho” de consciência ecológica e resgate aos valores familiares que estão presentes em suas letras musicais. O grupo canta em homenagem as tradições da Folia do Divino Espírito Santo.
O que contei aqui é apenas uma pequena mostra da grandiosidade cultural que tomou conta do evento. Para saber mais acesse: www.encontrodeculturas.com.br
Custódia Wolney.