LITERATUR

O Projeto LiteraTur abarca dois grandes  ícones fomentadores da cultura: A literatura e o turismo. É uma inovadora abordagem cultural que permite a interação do estudante com o universo literário que lhe é apresentado, oferecendo ao aluno uma maior conexão entre o ensino e a realidade social brasileira, por meio de romances históricos e turismo cultural.  

Os pais buscam estabelecimentos que ofereçam métodos de ensino dinâmicos, capazes de formar cidadãos conscientes e com senso crítico.

A escola empreendedora busca soluções de adaptação à reforma do ensino médio que prevê 40% da carga horária para um currículo flexível e de interesse do aluno. Com isto, cresce a cada dia a necessidade de incluir  no Curriculum escolar atividades práticas e lúdicas que despertem no estudante o engajamento tão necessário ao processo de ensino aprendizagem.

A literatura proporciona ao estudante o contato com situações que se aproximam de sua realidade, instigando-o a refletir sobre seu cotidiano e pensar sobre a comunidade na qual está inserido.

O turismo cultural se relaciona muito com o património, a paisagem, a cultura. Possibilita visitação a museus, igrejas, casas,  palácios e cidades históricas – locais em que ocorreram fatos históricos importantes. O turismo cultural permite a interação com outras culturas. Além de diversão, os roteiros agregam conhecimento e bagagem cultural para os estudantes.

Com esta visão social e proativa, O LiteraTur vem plantar sua semente no solo educacional, junto às instituições escolares de ensino médio, porque acredita no seu potencial agregador e transformador, capaz de contribuir efetivamente para a formação crítica e cidadã do jovem brasileiro.

Como o Projeto LiteraTur é executado nas escolas?

A coleção de romances históricos da autora faz parte integrante do Projeto LiteraTur. Cada livro aborda uma temática social brasileira e compõe gincanas culturais diferentes  a serem trabalhadas de acordo com a escolha da instituição de ensino.

Preço de um Sonho

Bastidores da construção de Brasília.

Kalunga

Um encantador reduto quilombola.

Sombras da Revolta

A revolta dos oprimidos.

Sina Traçada

A história dos escravizados Malês. Livro contemplado pelo prêmio Oliveira Silveira da Fundação Cultural Palmares.

A instituição de ensino faz a escolha de um ou mais dos romances históricos oferecidos pelo LiteraTur e que será utilizado para o desenvolvimento do projeto, fazendo a opção pelo livro físico ou pelo ebook, conforme sua  abordagem pedagógica.

Lançamento do Projeto

No dia do lançamento do Projeto, na instituição de ensino, será realizado um sarau cultural, com representantes das diferentes linguagens artísticas a saber: poesia, música e artes plásticas.  Enquanto poesias sobre o contexto abordado pelo romance histórico escolhido estão sendo declamadas, com acompanhamento musical, o artista plástico convidado, pintará, ao vivo, uma tela contemplando o contexto social trabalhado no romance. Esta tela, ao final do sarau, ficará na instituição de ensino participante, registrando a passagem do projeto LiteraTur na escola.  

Sarau Cultural

Tem como objetivo aproximar os alunos das diferentes expressões culturais e sensibiliza-los para a temática escolhida, despertando no estudante o interesse e engajamento pelo projeto. A realização do Sarau cultural tem a parceria  do Celeiro Literário Brasiliense – Leia-me, que é composto por artistas de renome de Brasília, envolvidos com o fazer cultural em sua plenitude.

Concurso Cultural

Após a leitura do livro, o próximo passo será a realização de um concurso cultural, onde os alunos desenvolverão atividades culturais sobre a temática do romance histórico escolhido, com acompanhamento da autora e orientação dos professores da instituição de ensino. A escola elencará um júri, composto por cinco professores, responsáveis pelo julgamento das atividades culturais desenvolvidas pelos alunos e escolha da turma vencedora do concurso.

O Prêmio

Como prêmio, a turma vencedora do concurso participará de um turismo cultural, conforme o contexto social abordado no romance. Este prêmio tem como objetivo a contextualização do livro, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer o pano de fundo que alavancou o desenvolvimento do romance, favorecendo maior envolvimento com a temática e possibilitado o desenvolvimento do senso crítico do estudante.

Dúvidas Frequentes

Sim! A instituição de ensino faz a escolha de um ou mais dos romances históricos oferecidos pelo LiteraTur e que será utilizado para o desenvolvimento do projeto, fazendo a opção pelo livro físico ou pelo ebook, conforme sua  abordagem pedagógica

Cada livro aborda uma temática social brasileira e compõe gincanas culturais diferentes  a serem trabalhadas de acordo com a escolha da instituição de ensino.

Não. Apenas a turma vencedora da gincana participará de um turismo cultural, conforme o contexto social abordado no romance. Este prêmio tem como objetivo a contextualização do livro, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer o pano de fundo que alavancou o desenvolvimento do romance.

Os alunos da turma vencedora, acompanhados por 5 professores da instituição de ensino, juntamente com responsáveis pelo Projeto LiteraTur. Farão o turismo cultural de acordo com a escolha da instituição de ensino.

GALERIA

  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image