Os pais buscam estabelecimentos que ofereçam métodos de ensino dinâmicos, capazes de formar cidadãos conscientes e com senso crítico.
A escola empreendedora busca soluções de adaptação à reforma do ensino médio que prevê 40% da carga horária para um currículo flexível e de interesse do aluno. Com isto, cresce a cada dia a necessidade de incluir no Curriculum escolar atividades práticas e lúdicas que despertem no estudante o engajamento tão necessário ao processo de ensino aprendizagem.
A literatura proporciona ao estudante o contato com situações que se aproximam de sua realidade, instigando-o a refletir sobre seu cotidiano e pensar sobre a comunidade na qual está inserido.
O turismo cultural se relaciona muito com o património, a paisagem, a cultura. Possibilita visitação a museus, igrejas, casas, palácios e cidades históricas – locais em que ocorreram fatos históricos importantes. O turismo cultural permite a interação com outras culturas. Além de diversão, os roteiros agregam conhecimento e bagagem cultural para os estudantes.
Com esta visão social e proativa, O LiteraTur vem plantar sua semente no solo educacional, junto às instituições escolares de ensino médio, porque acredita no seu potencial agregador e transformador, capaz de contribuir efetivamente para a formação crítica e cidadã do jovem brasileiro.
A coleção de romances históricos da autora faz parte integrante do Projeto LiteraTur. Cada livro aborda uma temática social brasileira e compõe gincanas culturais diferentes a serem trabalhadas de acordo com a escolha da instituição de ensino.
Bastidores da construção de Brasília.
Um encantador reduto quilombola.
A revolta dos oprimidos.
A história dos escravizados Malês. Livro contemplado pelo prêmio Oliveira Silveira da Fundação Cultural Palmares.
Sim! A instituição de ensino faz a escolha de um ou mais dos romances históricos oferecidos pelo LiteraTur e que será utilizado para o desenvolvimento do projeto, fazendo a opção pelo livro físico ou pelo ebook, conforme sua abordagem pedagógica
Cada livro aborda uma temática social brasileira e compõe gincanas culturais diferentes a serem trabalhadas de acordo com a escolha da instituição de ensino.
Não. Apenas a turma vencedora da gincana participará de um turismo cultural, conforme o contexto social abordado no romance. Este prêmio tem como objetivo a contextualização do livro, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer o pano de fundo que alavancou o desenvolvimento do romance.
Os alunos da turma vencedora, acompanhados por 5 professores da instituição de ensino, juntamente com responsáveis pelo Projeto LiteraTur. Farão o turismo cultural de acordo com a escolha da instituição de ensino.