Sombras da Revolta é um romance histórico que aborda a ideologia do movimento subversivo da Balaiada, na luta de classes pela igualdade dos direitos humanos.
O Livro Sombras da Revolta sai do tradicional enfoque técnico e sistêmico que o assunto foi tratado até então, para uma nova e pioneira abordagem sobre o tema.
O aluno terá a oportunidade de conhecer o cenário político, econômico e social que norteou o movimento da Balaiada, em uma leitura prazerosa. Um drama que envolve emoção e realidade. Uma história de violência, disputa pelo poder, amor e sedução aliados a fatos que marcaram uma época divisora de águas na historicidade brasileira.
A Balaiada foi uma luta de classes muito importante, que se alastrou no norte do Brasil, envolvendo pessoas de todas as categorias sociais, raças e ideologias, inclusive os partidos políticos da época: Cabanos e Bentevis.
O cenário da obra abrange o período regencial, envolvendo os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, entre os anos de 1838 até meados de 1841. Uma época de grande crise econômica brasileira, em que os excluídos se uniram na tentativa de melhores condições de vida e dignidade. O movimento teve início na pequena vila maranhense: Vila da Manga, hoje Nina Rodrigues, e se alastrou por toda a província, ameaçando regiões vizinhas, abalando a ordem pública.
A Balaiada foi uma revolta que fez o sangue do oprimido pulsar bravamente contra o sistema, mudando destinos, construindo histórias. A vida de Mulato seguiu novos e perigosos rumos fazendo-o lutar até as últimas consequências pelo direito de viver e resgatar o elo do amor perdido.
O romance traz em seus personagens a determinação de perseguir seus sonhos mesmo em um ambiente hostil e cheio de adversidades. Amor e ódio, coragem e medo. Até onde o homem é capaz de ir para defender uma ideologia?