CONCURSO CULTURAL RAIZ!

O romance Sombras da Revolta como também o romance Sina Traçada  fazem parte integrante do Projeto LiteraTur e serão utilizados no concurso cultural Raiz!.

O concurso cultural Raiz! envolve os dois romances de época do Projeto LiteraTur que abordam temáticas sociais do século XIX, proporcionando ao estudante uma viagem ao período regencial brasileiro.

Sombras da Revolta

Sombras da Revolta é um romance histórico que aborda a ideologia do movimento subversivo da Balaiada, na luta de classes pela igualdade dos direitos humanos.

O Livro Sombras da Revolta sai do tradicional enfoque técnico e sistêmico que o assunto foi tratado até então, para uma nova e pioneira abordagem sobre o tema.

O aluno terá a oportunidade de conhecer o cenário político, econômico e social que norteou o movimento da Balaiada, em uma leitura prazerosa. Um drama que envolve emoção e realidade. Uma história de violência, disputa pelo poder, amor e sedução aliados a fatos que marcaram uma época divisora de águas na historicidade brasileira.

A Balaiada foi uma luta de classes muito importante, que se alastrou no norte do Brasil, envolvendo pessoas de todas as categorias sociais, raças e ideologias, inclusive os partidos políticos da época: Cabanos e Bentevis. 

O cenário da obra abrange o período regencial, envolvendo os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, entre os anos de 1838 até meados de 1841.  Uma época de grande crise econômica brasileira, em que os excluídos se uniram na tentativa de melhores condições de vida e dignidade. O movimento teve início na pequena vila maranhense: Vila da Manga, hoje Nina Rodrigues, e se alastrou por toda a província, ameaçando regiões vizinhas, abalando a ordem pública.

A Balaiada foi uma revolta que fez o sangue do oprimido pulsar bravamente contra o sistema, mudando destinos, construindo histórias. A vida de Mulato seguiu novos e perigosos rumos fazendo-o lutar até as últimas consequências pelo direito de viver e resgatar o elo do amor perdido.

O romance traz em seus personagens a determinação de perseguir seus sonhos mesmo em um ambiente hostil e cheio de adversidades. Amor e ódio, coragem e medo. Até onde o homem é capaz de ir para defender uma ideologia?

Sina Traçada

Livro contemplado pelo Prêmio Oliveira Silveira da Fundação Cultural Palmares

Sina Traçada é um envolvente romance que aborda a revolução dos Malês, ocorrida em Salvador, no ano de 1835. Africanos adeptos ao islamismo, que se comunicavam em árabe, e que na Bahia lutavam contra a escravidão.  Na busca da liberdade de professarem a própria fé, queriam impor, na Bahia, um governo muçulmano.

A obra envolve o leitor na trajetória de vida de Thomaz. Homem determinado, acostumado às guerrilhas africanas por conquistas de reinados. Convertido recentemente ao Islamismo, ainda trazia no peito sua crença nos orixás.  Na África, fora capturado por tentar matar o rei e vendido ao Brasil à troca de tabaco. Conhecendo a escravidão, não se curvou a ela.

O leitor terá a oportunidade de perceber a congregação de diferentes crenças na Bahia, que favoreceram a formação da vasta diversidade cultural brasileira.

Thomaz sentiu-se traído por si mesmo ao ver-se apaixonado pela esposa de seu feitor: rica, branca e católica. Uma mulher que, para ele, representava a personificação de uma classe ele bravamente combatia.

É possível o amor sobreviver a preconceitos, diferenças sociais e religiosas? Descubra isto nas páginas deste romance.

A instituição de ensino poderá escolher entre duas viagens culturais a saber:


Fazenda Santa Clara, localizada em Santa Rita de Jacutinga – MG; ou
Cidade de Caxias e Delta do Parnaíba-MA

Os alunos da turma vencedora do concurso cultural Raiz!, acompanhados por 5 professores da instituição de ensino, juntamente com responsáveis pelo Projeto LiteraTur, farão o turismo cultural de acordo com a escolha da instituição de ensino.

Uma riquíssima programação cultural na Fazenda Santa Clara, localizada em  Santa Rita de Jacutinga – MG.

A referida fazenda conserva as características do período colonial brasileiro. Com 6 mil m², a Fazenda Santa Clara é uma  das maiores propriedades rurais com origem no século XIX ainda existentes. Tem 46 quartos, 14 salões, uma capela, dois terreiros de café, senzala, masmorra, um mirante e outras dependências apropriadas. O terreiro de café é primoroso e foi construído com conchas e óleo de baleia. A masmorra foi concebida com solidez tal que impedisse fugas. No mirante, construído para vigiar a propriedade do alto, foi instalado um grande relógio alemão, fabricado em 1840 e ainda funcionando. A fazenda foi utilizada como cenário dos seriados de televisão “Abolição”, veiculado em 1988, e da novela “Terra Nostra”, exibida em 1999.

Cidade de Caxias-MA – Memorial da Balaiada

O Memorial da Balaiada é um centro educativo-cultural, composto por um Museu e um Centro de Documentação na cidade de Caxias, denominada de Princesa do Sertão Maranhense.

O memorial conserva em exposição todo o material referente à Guerra da Balaiada e a seus principais personagens, em especial seus três grandes líderes: Cosme Bento das Chagas (O Líder Negro), Raimundo Gomes Vieira (O Cara Preta) e Manuel Francisco dos Anjos Ferreira (O Balaio). Para isso, o museu apresenta uma sala de exposição permanente de um acervo de importante caráter histórico e material arqueológico encontrado durante prospecção realizada no Quartel da Balaiada no ano de 1997.

Cidade de Caxias-MA – Mirante da Balaiada

O Mirante da Balaiada está situado em um local estratégico, o Morro do Alecrim, valorizando o monumento símbolo da Guerra da Balaiada, momento revolucionário ocorrido em Caxias no século XIX.

O Mirante situa-se atrás do Memorial da Balaiada e das ruínas do Quartel da Balaiada, ponto turístico bastante visitado na cidade de Caxias.

Delta do Rio Parnaíba

Em geografia, denomina-se Delta a foz de um rio que se subdivide em vários braços, formando um triângulo como a letra grega que dá nome ao fenômeno.

No Brasil, um dos Deltas mais famosos é o do Rio Parnaíba, o mais importante do Piauí, que marca a divisa com o estado do Maranhão. Ao desaguar no mar formam-se 73 ilhas em cinco baías.

Com estes turismos culturais que fazem parte da gincana Raiz!. O projeto LiteraTur aproxima o estudante da historicidade brasileira do período regencial, focando nos  primórdios da luta de classes pela igualdade dos direitos humanos.